segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

UM COMEÇO...

"Propósito para o Ano Novo: gostaria que não festejássemos apenas os êxitos de nossas aspirações mais solitárias. E que conseguíssemos contar como lucros as mudanças que a convivência com os outros nos impõe. Feliz Ano Novo." (Contardo Calligaris, 2004) - Imagem: Flickr




UM NOVO ANO...
Por Veruska Queiroz


Milhões de novos projetos, novas idéias, novas esperanças e a vontade, força em ação sempre presente, diga-se de passagem, de escrever. Não sei se por hábito, dom ou pelos rumos que a vida vai tomando, mas, escrever está para minha alma e meu coração como água e luz para o corpo e neurônios para o cérebro. Aliás, escrever tornou-se minha segunda pele, meus pêlos e meus poros. Estou sempre escrevendo sobre alguma coisa e escrevo em um monte de lugares, a toda hora: nos rodapés dos livros, nas revistas que vou lendo, em bloquinhos de papel, guardanapos, no computador, "na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê" (Hyldon Souza, 1974), para amigos e até para desconhecidos.
Mas escrevo principalmente para mim mesma... Escrevo para acertar os ponteiros dos meus relógios internos; para elaborar partos, lutas, vitórias e lutos; para saber que vivo em algum lugar dentro de mim e para não esquecer que esse é o lugar onde deve sempre repousar meu cansaço e ser a base para todos os meus voos. Escrevo para gritar minha presença e esconder minha solidão ou vice-versa. Escrevo para falar de amor, para falar de mim, de tudo que me emociona ou me causa indignação e, principalmente, para lembrar sempre que "...cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"(Caetano Veloso, Dom de Iludir).

Escrevo para estar de coração aberto, de alma lavada...
Escrevo...
Escrevo em silêncio...
Escrevo com os meus pensamentos...
Escrevo em voz alta.

Escrevo para aprender...
Escrevo para compreender...
Escrevo para errar e acertar, cair e levantar...
Escrevo para reaprender.

Escrevo para me conhecer...
Conhecer minha alma e minha calma, minha loucura e minha lucidez...
Escrevo para não deixar de lembrar e para esquecer...
Escrevo para amar, por amar, para viver.

Tenho uma idéia meio louca de ainda escrever livros. Quem sabe... Já plantei árvores, filhos tenho aos montes. Falta-me os livros. Escrevê-los... Sobre o quê? Não sei. Poderiam ser minhas impressões sobre o mundo, sobre o ser humano ou sobre a arte belíssima de viver. Poderiam ser sobre o amor. Poderiam ser sobre as minhas próprias experiências ou sobre minhas caquéticas certezas. Poderiam ser sobre Psicanálise, sobre Arte ou sobre nuvens, oceanos, girassóis e estrelas... Não sei realmente... mas sei que escrever está na minha alma, faz parte de tudo o que sou, de tudo o que conheço e reconheço, de tudo o que fui e de tudo o que serei. Para sempre. Mais sempre!!!

E, envolvida pelo início de uma das minhas muitas idéias loucas decidi organizar meu mundo das idéias e palavras: todos os meus textos, construções e divagações pessoais, todos os textos e fragmentos tirados dos livros que vou lendo sobre Psicanálise e Literatura, principalmente; resenhas e comentários sobre diversos assuntos, considerações sobre filmes e músicas e várias leituras feitas ao longo dos anos.
Nessa organização, todas as minhas impressões, minhas percepções e sensações, meus choros e risos, meus saberes e sabores, minhas cores, minhas flores, meu coração e minha alma encontraram um dos muitos pousos que lhes fizeram casa.

Por isso, sejam todos bem vindos a esse mundo dos sentimentos, dos pensamentos, das idéias e das palavras, meus e de muitos, meus e seus, meus e nossos... textos, fragmentos, frases, poemas, considerações e comentários meus e de muitas pessoas incríveis que também pensam e escrevem ou pensaram e escreveram sobre muitas coisas lindas e fascinantes por aí.