sábado, 19 de dezembro de 2009

TEMPO DE RENASCER

"Esse ano eu quero paz no meu coração/ Quem quiser ter um amigo, que me dê a mão/ O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos, sem parar/ nossos passos pelo chão vão ficar/ Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter/ como todo dia nasce novo em cada amanhecer..."(Márcio Moura/ Rui Maurity/ José Jorge/ Tavito/ P.S.Valle/ Ribeiro) - Fotomontagem: Acervo Pessoal





BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!!!

Por Veruska Queiroz



E mais um ano, mais um ciclo está terminando. Quando alguma coisa termina, duas coisas são possíveis: ou no lugar do que está terminando fica um nada, um lugar vazio ou no máximo ruínas e escombros, por um tempo ou para sempre ou no lugar do que está terminando, algo novo será construído, alguma coisa começará ou recomeçará renovada.

Quando imaginamos que algo está terminando ou terminou quase sempre o que vem a nossa cabeça são imagens de destruição, de desmoronamento, de encerramento, de não mais existência daquilo, de morte, de finalização em seu próprio fim. Sim, uma das vertentes é mesmo essa. Mas há uma outra vertente a que poucos se atentam: o fim de algo pode ser também sua própria reformulação, sua renovação e seu próprio renascimento sem necessariamente seu desaparecimento, sua inexistência. Uma coisa em essência pode não precisar se extinguir para que um determinado fim seja algo factível e real: não derrubamos uma casa quando queremos dar um fim a alguns ou a todos os móveis. Não destruímos e não jogamos fora uma peça de roupa quando queremos acabar com a sujeira. Ao lavarmos a roupa suja estaremos promovendo um determinado fim – que é a sujeira - mas a essência – que é a roupa – será renovada e continuará a existir. Às vezes só precisamos mesmo disso: retirar a sujeira para que a beleza da roupa ressurja e continue a embelezar nossa silhueta.

Assim são nossos dias, que se agrupam em meses e depois em anos.
Penso que o fim de um ano significa isso: a renovação dos dias, das esperanças, dos pensamentos, das ações e dos projetos; a limpeza, a reformulação e o rearranjo das coisas e o renascimento de nós mesmos. E, nós nos preparamos, dessa forma, para um novo ciclo, nos refazemos para darmos novos passos e recomeçarmos nossos caminhos com roupas limpas e renovadas.

Dito isso, agradeço de coração a todos que me acompanharam nesse ano de 2009 aqui no blog. É chegada a hora de encerrar um ciclo para (re)começar outro daqui a pouco, em 2010, com idéias renovadas, com um novo ânimo e com novas perspectivas.
Por isso e pelo extremo respeito e carinho que tenho a todos que leem meus textos, me despeço desse ano de 2009 aqui no blog desejando a todos Boas Festas e um Ano Novo felicíssimo de mto amor, realizações, paz e luz!!!